BELEZA NATURAL

segunda-feira, 2 de abril de 2012

HIGIENIZAÇÃO ADEQUADA DAS MÃOS


A higiene das mãos é um dos métodos mais importantes no controle de infecções relacionadas aos cuidados com a saúde. Pode ser considerada um dos pilares da prevenção e controle de transmissão de doenças em estabelecimentos de saúde, como o caso dos centros e clinicas de estética. Uma prevenção adequada pode garantir a saúde do cliente e principalmente do profissional.

Para a prática preventiva adequada são necessários três elementos:
1- agente tópico de ação antibacteriana;
2 - técnica adequada de higienização;
3 - adesão regular do uso das técnicas.


Os produtos que podem ser utilizados para higienização das mãos: sabonete comum e os anti-sépticos
(álcool, clorexidina, iodo/iodóforos e triclosan), considerando modo de ação, ação antimicrobiana e problemas decorrentes do seu uso.

SABONETE LIQUIDO: Favorecem a remoção de sujeira, substâncias orgânicas e da microbiota transitória das mãos pela ação mecânica.

AGENTES ANTI-SÉPTICOS: Os agentes anti-sépticos utilizados para higienização das mãos devem ter ação antimicrobiana imediata e efeito residual ou persistente. Não devem ser tóxicos, alergênicos ou irritantes para pele. Recomenda-se que sejam agradáveis de utilizar, suaves e ainda, custo-efetivos.

ÁLCOOL: O modo de ação predominante dos álcoois consiste na desnaturação e coagulação das proteí-
nas. De modo geral, os álcoois apresentam rápida ação e excelente atividade bactericida e fungicida entre todos agentes utilizados na higienização das mãos.
CLOREXIDINA: A clorexidina apresenta boa atividade contra bactérias Gram-positivas, menor atividade contra bactérias Gram-negativas e fungos, mínima atividade contra micobactéria e não é esporicida. Pode ser utilizado na eliminação de virus da Herpes, HIV, citomegalovírus, influenza e vírus sincicial respiratório,

CURIOSIDADE:

  • O vírus da hepatite B é um vírus envelopado, menos susceptível, mas inativado pelo álcool a 60 - 70% e o vírus da hepatite C também é inativado nessas concentrações.
  • O uso de clorexidina para a higienização das mãos nos serviços de saúde é seguro e a absorção pela pele é mínima, senão nula.

Qual o melhor produto para realizar a 
higienização das mãos?


A aceitação de produtos depende da facilidade de uso em termos de 

tempo e acesso fácil ao produto, além dos efeitos 

dermatológicos. Conforme salientado anteriormente, devido à eficácia e facilidade de uso, as 

preparações alcoólicas têm sido recomendadas 

para uso rotineiro quando não houver sujidade 

visível nas mãos.




No próximo post falaremos detalhadamente sobre as TÉCNICAS DE HIGIENIZAÇÃO!


                                 ABRAÇO...











Nenhum comentário:

Postar um comentário