BELEZA NATURAL

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

LAMPADA DE WOOD E SUA UTILIZAÇÃO NA ESTÉTICA


A lâmpada de Wood é muito utilizada na dermatologia e na estética como método não invasivo para diagnóstico das discromias da pele, tendo sido utilizada inicialmente na identificação da tinha do couro cabeludo. Porém atualmente seu uso tornou-se bem mais amplo (CUCÉ; NETO, 2001).
Em estudo para verificar a acurácia do exame da lâmpada de Wood, o autor verificou que está técnica não representa um método 100% confiável, no entanto ajuda na definição da lesão (PONZIO; CRUZ, 1993).
A lâmpada é de mercúrio e seu vidro é de silicato de Bário, com 9% de óxido de níquel, permitindo somente a passagem de radiações ultravioletas de 340 a 450 nm (CUCÉ; NETO, 2001).
Pela irradiação luminosa emitida pela lâmpada de Wood, que ao “incidir sobre a pele penetra profundamente, sendo absorvida pelos grânulos de melanina nos níveis em que eles se encontram...” Pode-se através do diagnóstico com a lâmpada determinar se uma alteração hipercromica encontra-se em nível epidérmico ou dérmico. Ainda segundo Ponzio; Cruz, 1993 a hiperpigmentação de nível epidérmico ao exame da luz de Wood apresenta-se mais escura, enegrecida; as manchas de nível dérmico é mais azulada, permanecendo sem alteração ao exame com a luz de Wood.
A utilização da lâmpada ajuda a definir a extensão, o grau e a localização da lesão pigmentar de modo rápido e prático. Para um bom diagnóstico o exame deve ser realizado em local escuro, pois a fluorescência só pode ser verificada desse modo. Entretanto o diagnóstico das lesões em luz branca é indispensável, bem como a utilização de lupa e ficha de anamnese do cliente (BRITO, 2009).

5 comentários:

  1. oooi, adoorei essa matéria, e precisava de sua ajuda, tenho uma prova amnaha sobre a Lampada de wood, gostaria de saber, quais as cores mais comuns que podem aparecer na pele, o que essas cores querem dizer, (acromia, hipercromia..etc) e o é essas .. se puder responder o quanto antes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. roxo fluorescente(desidratação)
      marrom(pigmentação)
      laranja(oleosidade)
      amarelo claro ou laranja claro(acne / comedão)
      roxo escuro(maquiagem,base,protetor solar)
      azul(pontos normais e saudaveis)
      acromia-Manchas brancas de diversos formatos, causadas pela ausência de melanina (pigmento que dá cor à pele)
      hipercromia-Coloração anormal e exagerada da pele. Aumento anormal da hemoglobina nos eritrócitos.
      espero ter ajudado

      Excluir
  2. como esteticista (futura pois estou cursando),só posso dizer que tudo isso me apaixona !

    ResponderExcluir
  3. A lampada de Wood é igual a lampada de Luz negra que se utiliza para climatisar festas?

    ResponderExcluir
  4. serve para o vitiligo ???

    ResponderExcluir