BELEZA NATURAL

sábado, 7 de novembro de 2009

Epilatórios: Técnicas de remoção de pêlos


A remoção dos pêlos da face e do corpo existe desde a antiguidade onde homens e mulheres procuravam melhorar sua aparência através da eliminação destes pêlos, utilizando para tanto uma forma primitiva de creme depilatório.
Hoje a epilação evolui e podemos contar com as mais diversas técnicas e métodos para sua realização, oferecendo para as mulheres adeptas do método satisfação e segurança. Realizando uma avaliação correta e levando em consideração o tipo da pele e do pelo de cada pessoa será possível obter resultados gratificantes.
A epilação é caracterizada pela remoção total do pelo incluindo raiz, diferentemente da depilação que é o processo de retirada do pêlo de forma gradativa e/ou parcial.
Os pêlos são apêndices filiformes de origem dérmica e formados por queratina que revestem a pele dos mamíferos, fornecendo proteção às variações de temperatura. A espessura do pêlo varia de acordo com a etnia é mais grosso na etnia negra, e menos espesso na etnia amarela e extremamente fina na etnia branca, o pêlo é lubrificado pelo sebo produzido nas glândulas sebáceas. A quantidade de melanina é que determina a cor dos pêlos.
A mulher brasileira é uma grande adepta da pele lisinha, sem pêlos e tem a mão diversos métodos para a eliminação dos pelos indesejáveis, são elas:

Epilação com cera quente

É baseada na técnica de adesão, tracionam o pelo, eliminando-o pela raiz. As ceras quentes dilatam os poros e facilitam a saída dos pêlos, por isso, são mais confortáveis que as ceras frias. A aplicação é feita com o uso de uma espátula de madeira, estendendo uma camada de cera fundida da espessura de alguns milímetros sobre a área a epilar, espalhando no sentido do crescimento do pêlo e retirando no sentido contrario. A cera quente é indicada para epilação de virilha, axila, anus e face. Para depilação de pernas e superfícies planas, utilizamos o sistema roll-on. Este sistema permite uma epilação rápida e pratica, após a aplicação da cera no sentido do crescimento dos pêlos, adere-se a folha de TNT e retira-se no sentido contrario.

Pinças

Atuam arrancando os pêlos. São mais indicadas para epilação de rosto, principalmente sobrancelhas e outros pelinhos que sobraram da epilação com cera.

Folhas de cera fria

São os adesivos depilatórios que apresentam-se em folhas de celofane, de aplicação facilitada. Cada folha deve ser aplicada uma única vez. Este método é mais dolorido, as ceras frias são viscosas a temperatura ambiente e podem ser empregadas diretamente. São reservadas para a depilação do corpo.

Elétricos

São aparelhos com laminas rotativas, que removem os pêlos pela raiz. Possuem a vantagem de evitar cortes manchas e arranhões, porém são extremamente dolorosos.


Laser

Uma energia do laser é absorvida pelo pigmento melanina presente na haste do pêlo. Essa absorção destrói ou diminui a capacidade do folículo de produzir um novo fio. Os pêlos não eliminados nesta aplicação passam a crescer mais lentamente, mais claros e finos.O laser é, em princípio, recomendado para homens e mulheres que possuem fios escuros, grossos e rebeldes, em regiões do corpo que os incomodem. A aplicação gera uma pequena ardência local que varia conforme o grau de sensibilidade da pele. Há diversos tipos de laser utilizados nesse procedimento. A aplicação e determinação do tipo de laser devem ser indicadas por um dermatologista.

Dica

Seja qual for a sua opção, faça a epilação com profissionais competentes e experientes, limpando previamente a região a ser epilada com água e sabão. Depois de feita a epilação, volte a limpar a área com um produto desinfetante, complementando com um creme pós-depilatório ou creme com filtro solar principalmente em regiões de maior exposição, evitando assim manchas indesejadas. Medidas como esfoliar a região, evitar exposição ao sol antes e após a depilação e hidratar corretamente contribuem para evitar danos indesejáveis à pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário