BELEZA NATURAL

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OS CUIDADOS A PELE DA GESTANTE


Um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher é a espera por um filho, o período de gravidez torna-se especial e inesquecível muitas vezes; no entanto pode deixar sequelas na pele que persistem mesmo após o período da gestação. Mudanças diversas ocorrem no corpo da mulher devido principalmente pelas alterações hormonais, causando alterações estéticas como estrias, sobrepeso e o melasma.
As alterações pigmentares de hipercromia parecem estar relacionadas com o MSH (hormonio estimulador de melanócitos), estrogeno e progesterona. A acentuação da cor de mamilos, areolas e região genital parece ser as mais frequentes e geralmente desaparecem após o parto. Já o melasma apresenta-se de forma mais especifica, sendo encontrada na região frontal e têmporas ou centro da face. O melasma é caracterizado por mancha facial mal delimitada e bilateralmente simétrica. O melhor cuidado neste caso para evitar este tipo de alteração é a utilização de filtro solar diariamente.
Outra disfunção estética muito comum neste período são as estrias, que surgem em aproximadamente 90% dos casos, acometendo principalmente o abdome, quadril, nádegas e mamas. As estrias assemelham-se a cicatrizes apresentando-se inicialmente avermelhadas demonstrando resposta inflamatória que acaba por diminuir e formas uma lesão hipertrófica. Acredita-se que pelo estiramento sucessivo do tecido as fibras de colágeno e elastina tornam-se frouxas em indivíduos com pré-disposiçao.
Temos ainda como alteração estética causada pela gravidez a Diástase do músculo reto-abdominal onde o músculo se separa causando a projeção dos orgãos abdominais e consequente aumento do volume do abdómen, por isso muitas vezes é difícil perder aquela tão perturbadora "barriguinha" após o parto. Utilizando corrente russa no sentido de fortalecer esta musculatura pode-se obter melhora do quadro. Outras alterações também podem ocorrer neste período como aumento das mamas, queda dos cabelos, edemas e varizes. É importante lembrar que durante o período de grávidez poucos são os tratamentos disponíveis e mesmo os permitidos devem ser realizados somente mediante autorização do médico obstetra da paciente. Alguns procedimentos mais comuns e que geralmente não trazem risco para a paciente neste período são a Drenagem Linfática Manual, Gomagem corporal, Hidratação corporal, principalmente abdomem e seios para evitar estrias, SPA das Mãos e Pés, massagem relaxante corporal, terapia capilar e o peeling de cristal.

BIBLIOGRÁFIA:
1-MAIO, Mauricio de. Tratado de medicina estética. 1 ed. Vol. I, II e III. São Paulo. Roca, 2004.
2-http://oglobo.globo.com/saude/maternidade/mat/2006/11/21/286739465.asp.
3-http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1467

Nenhum comentário:

Postar um comentário