BELEZA NATURAL

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COISA DE PELE

Muitas clientes e amigas me perguntam porque depois da depilação o pelo encrava ou aparecem uma inflamação no local. Esta inflamação chama-se foliculite e causada pela ação da bactéria do tipo estafilococos e pode atingir homens, mulheres e crianças nos mais diversos lugares do corpo nem sempre esta associada a depilação podendo surgir por traumas persistentes como roupas justas, excesso de suor entre outros fatores. Para quem ainda não as identificou são aquelas pequenas pústulas  que aparecem nos locais onde existe pêlo, podendo vir acompanhada de dor e irritação. Os tratamentos mais indicados são aqueles que previnem o aparecimento das pústulas, assim é importante higienizar bem a região que será depilada e ficar atenta no modo de conservação da cera depilatória para que esta não seja contaminada por bactérias. Alguns espaços já disponibilizam ceras individuais para cada cliente o que dificulta a contaminação por estafilococos. Porém se a inflamação já esta instalada o que fazer? A profissional esteticista tem nas mãos diversas técnicas que podem ser usadas isoladamente ou em conjunto vai depender de fatores como a gravidade da afecção ou mesmo a disponibilidade da cliente para o tratamento. Dentre os recursos podemos citar os peelings  que ajudam na renovação celular e na remoção das camadas superficiais da pele possibilitando o nascimento dos pêlos, também é possível a extração das pústulas e a utilização do aparelho de alta frequência que tem entre suas funções a bactericida, melhora da circulação sanguínea e consequentemente a oxigenação da pele, além disso um cosmético com função secativa pode ser utilizado para para fechar os poros e diminuir a inflação. 

Um protocolo indicado a seguir:

Sabonete  (acido glicólico, ácido lactobiônico)
Pelling Fisico (Semente de Apricó)
Alta Frequencia 
Mascara Calmante ou Adstringente ( Betaglucam, Extrato de Camomila e Aloe e Vera)


(Estes protocolos são apenas sugestões para atendimento, é preciso avaliar as necessidades do cliente e principalmente os cosméticos disponíveis até mesmo com outros princípios ativos com mesma função).

Em uma outra postagem abordaremos o tratamento das hipercromias que podem surgir após inflações de foliculite. Até a próxima...





Nenhum comentário:

Postar um comentário